DEPOIMENTO DE ALUNOS


Daniel Finizola
Ex-aluno, da 1ª Turma de Direito, semestre 2015.1

A noite de 14 de agosto de 2015 ficará eternizada na história da minha vida. Na ocasião, recebi a tão aguardada diplomação, juntamente com os meus colegas do curso superior de DIREITO – 2015.1, da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar. Também recebi algumas homenagens, fato de muita honra e regozijo. Pois, experimentei a maravilhosa e indescritível surpresa de ser LAUREADO e receber a medalha de mérito estudantil, acompanhada de um certificado assinado pela Diretora Geral da Facep, Genisa Lima de Sousa Raulino, que coroou com louvor cinco anos de bastante esforço. Ademais, recebi o mérito acadêmico pelo maior quantitativo de atividades acadêmicas curriculares complementares.

Diante de tanta emoção, só pude verter as mais alegres lágrimas, abraçado aos meus colegas, professores, amigos e familiares, que estiveram na Colação de Grau da minha turma, compartilhando conosco do nosso momento de vitória. Sabedor sou de que só cheguei até aqui porque tive o amor, a educação e o incentivo dos meus pais, o Médico Dr. Pedro de Freitas Neto e a Odontóloga, Nadia Finizola Costa de Freitas, que não mediram esforços para com minha formação acadêmica. Tive também o apoio, o auxílio e o cuidado do meu precioso irmão, o Odontólogo e Cirurgião Buco Maxilo Facial, Dr. André Finizola de Freitas, da minha esposa e Fisioterapeuta, Dra. Luana Líslian Simião de Santana, e da minha querida filha Líslian, dentre outros familiares e amigos.

Escolhi cursar direito pelas amplas possibilidades de exercício profissional, pois é um curso que oferece ao egresso um amplo espectro de escolhas, tanto no âmbito privado, quanto no público. A opção pela FACEP teve por razão o fato de ser uma instituição iniciante (o que era um desafio, mas também uma oportunidade de participar do processo de criação de uma entidade de qualidade), e também o fato de o currículo ser bastante inovador, com foco na prática e em disciplinas modernas.

Então, se chego bem preparado ao mercado de trabalho, foi porque estudei em uma das melhores instituições de ensino do estado do Rio Grande do Norte e fui instruído pelos melhores professores que alguém poderia ter. Portanto, faço questão de agradecer, com gratidão, os mestres que tive durante os cinco anos de graduação. Cada um foi indispensável em minha formação acadêmica e profissional.

Por fim, agradeço a Deus pela graça que concedeu aos meus colegas e a mim, pois estou convicto de que toda dádiva e todo dom perfeito provém dele, então, dou-lhe todo louvor e glória. Resta-me dizer, incansavelmente, “Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo” (I Coríntios 15:57).


                                                       Ary Tomaz de Araújo Filho

                                  Ex-aluno, da 1ª Turma de Direito, semestre 2015.1

                                                      A alegria do sonho realizado

Quatorze de Agosto do ano de Dois Mil e Quinze, às 21h30minutos, estava eu, na sequência do cerimonial de Colação de Grau, recebendo a Outorga de Grau da Diretora Geral da FACEP, Professora Genisa Lima de Sousa Raulino e o Certificado de conclusão do Curso de Bacharel em Direito, das mãos do Coordenador do Curso, Professor Paulo Lopo Saraiva.

Voltei para a minha cadeira e enquanto o cerimonial continuava com os meus colegas, as lembranças foram avultando-se em minha mente, fazendo-me, quase que em transe, retornar ao passado e recordar como tudo começou. Aos poucos, vieram as imagens e lembranças de tudo que vivera até chegar àquele momento.

Primeiro, quase sem acreditar, que aquele sonho tanto desejado, entranhado em mente e corpo, de ser um profissional do Direito, estava sendo concretizado naquele momento. Juro, que, quando eu via um profissional atuando ou mesmo só com as vestes condizentes à profissão, ficava me babando de desejo de estar no seu lugar.

Depois veio-me a lembrança do dia do vestibular. Quanta gente estava a esperar a abertura dos portões da novata Faculdade. Muitos que, acredito, estavam ansiosos igual a mim. Ansiosos pelo curso, pela realização do sonho, mas também pela insegurança da aprovação na classificação do certame que daria certeza do início do curso, visto que, a meu exemplo, muitos tinham já uma trajetória de estudos encerrada a vários anos. Como diz o jargão nordestino, “Estávamos enferrujados”.

Veio a aprovação e com isso, o início do curso. Éramos a primeira turma da Faculdade, e por esse motivo, sempre pairava sobre nós e também nas comunidades sociais e acadêmicas, sobre a capacidade da FACEP em proporcionar professores, estrutura física e científica necessárias para a realização de uma boa atividade acadêmica.

Tirou-me esse receio, quando concomitantemente, já cursando o quarto período, conheci o nível de conhecimento e a disponibilidade dos professores que até então já tinha nos ensinados e ao ler dois artigos de professores de faculdades distintas: um do Professor Marcos Araújo da UERN que relatava a ausência nas salas, de alunos que gazeavam aulas para ir tomar umas nos bares arredores daquela instituição. O outro artigo do Professor Luiz Flávio Borges D’urso da USP, retratando a diferença do acadêmico que estuda para realizar sonhos e dos que frequentam a faculdade somente para dar satisfação à família ou sociedade.

Diante dessas realidades, constatei que: independente da Faculdade, quem deve conseguir bons resultados acadêmicos é o aluno, visto que, seja na FACEP, seja na UERN ou USP, se o acadêmico não se dedicar e buscar o aprendizado além da sala de aula, conclui incapacitado para o mercado de trabalho.

Tive que retornar do transe emocional das lembranças, visto que, a solenidade dava prosseguimento. Porém, ainda muito emocionado, antes de voltar à realidade vivida naquele momento, lembrei-me de outros momentos. Lembrei-me do Congresso Eleitoral que realizamos. Lembrei-me dos finais de semanas e das madrugadas de estudo para a prova da OAB e por último, da solenidade do descerramento da placa, quando abracei a todos os meus professores e agradeci do íntimo do meu coração pelos ensinamentos repassados, pela amizade dedicada e pelas motivações manifestadas em sala de aula, incentivando-nos a buscarmos sempre o conhecimento jurídico mais profundo, para sermos grandes profissionais.

Lembrei ainda, das últimas palavras dirigidas à Professora Genisa Raulino, quando ao abraça-la, com os olhos em lágrimas de felicidades e gratidão, disse: Obrigado Professora. Obrigado por ter tido a coragem e a determinação de trazer para Pau dos Ferros uma Faculdade de Direito. Obrigado por proporcionar a muitos que estão colando grau, especialmente a mim, a oportunidade de realizar o grande sonho profissional que até então não poderá realizar, seja por motivos econômicos, sociais ou de logística territorial. Concluí dizendo: Amarei sempre a FACEP e amarei sempre aqueles que contribuíram para essa vitória.

Terminou a Colação de Grau e estou vivenciando a alegria do sonho realizado.


All right reserved - Evolução Unidade de Ensino

CNPJ: 08.286.517/0001-09

Rua José Paulino Do Rêgo, 45 - Piso 2

CEP: 59900-000 - Pau dos Ferros - Rio Grande do Norte

Telefones: (84) 3351-2552 | 3351-3708

eduevolucao.faculdade@gmail.com