Vestibular

Graduação em Psicologia

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA


APRESENTAÇÃO

O Curso de Psicologia da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP) teve seu início através Portaria de Autorização de nº 693 de 17 de dezembro 2013 e tem como objetivo primordial oferecer uma sólida formação generalista e pluralista no âmbito do bem-estar biopsicossocial dos indivíduos. Pretende, portanto, formar profissionais de Psicologia com o efetivo compromisso com o conhecimento científico, a postura ética e o exercício da cidadania, capazes de considerar, em sua atuação profissional, as demandas sociais e as diversidades humanas e sociais.

Para tanto, visa proporcionar aos seus discentes conhecimentos necessários ao exercício de competências e habilidades no que se refere à atenção à saúde, à tomada de decisões, à comunicação, à liderança, à administração e à gestão, bem como à educação permanente. Objetiva-se ainda que os profissionais de Psicologia formados pela FACEP desenvolvam a capacidade de compreender a relação entre o bem-estar das pessoas e a atual conjuntura socioeconômica e política do país, em especial da região em que estão inseridos, para promover uma atuação adequada à diversidade de realidades que se defrontarão, prestando serviços à comunidade.

 

Coordenação

Coordenadora – Maria Luciana Abrante

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (2019). Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade Dom Alberto (2021). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites) do Campus de Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, docente do curso de Psicologia da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP), e psicóloga, CRP 17/5362, do Núcleo de Assistência e Apoio Psicopedagógico (NAAP) da FACEP. Atua como psicóloga clínica no Centro de Análise e Clínica Vieirense (CACLIV), com abordagem cognitivo-comportamental, atuando principalmente com as demandas de ansiedade e depressão. Pesquisa também nos seguintes temas: psicologia jurídica e saúde do trabalhador.

 

Características

Denominação: Curso de Graduação em Psicologia;

Regime Escolar Adotado: seriado, semestral;

Número de vagas anual: 80 vagas;

Número de Turmas por Ano Letivo: 02;

Turno de Funcionamento: Noturno;

Carga Horária Total do Curso: 4.020 horas;

Estágios supervisionados e práticas: 660 horas/aula

Tempo de Integralização do Curso:

Mínimo: 5 anos (10 semestres letivos);

Máximo: 7 anos (14 semestres letivos).

Diferenciais

  • Projetos integradores.
  • Metodologias ativas, centradas no aluno, voltadas para o aprender-fazendo.
  • Integração teoria-prática, através de projetos, visitas técnicas e estudo de casos.
  • Projeto Pedagógico de Curso focado no desenvolvimento de habilidade e competências.
  • Programas formativos: Monitoria, Extensão e Iniciação Científica.
  • Programa de Orientação Profissional, Orientação ao Estagiário e Formação Continuada (Pós-graduação).
  • Núcleo de Apoio e Atendimento Psicológico.

 

Perfil do psicólogo formado pela FACEP

O egresso do Curso de Psicologia da FACEP, de uma maneira geral, terá uma formação com visão generalista; com condições de trabalhar em diferentes contextos, a partir do domínio das teorias e técnicas da Psicologia e com capacidade de aplicá-las na elaboração, desenvolvimento e avaliação de programas de prevenção e promoção de saúde, pautada pelos princípios éticos de autonomia, cidadania, saúde e inclusão. Nesse sentido, o Curso está estruturado para formar profissionais para o mercado de trabalho que apresentem, de um modo amplo, o seguinte perfil:

a) Ser capaz de atuar nas áreas de pesquisa, extensão, ensino e prestação de serviços psicológicos, articulando os conhecimentos das ciências humanas e sociais e da saúde.

b) Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação em saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;

c) Capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

d) Manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;

e) Os profissionais deverão, no trabalho em equipe multiprofissional, estarem aptos para assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade;

f) Estarem aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes na equipe de trabalho;

g) Serem capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional;

h) Desenvolvimento da capacidade de busca e uso de conhecimentos produzidos pela ciência psicológica e por diferentes áreas relacionadas ao objeto da profissão.
De uma forma mais específica, o profissional formado pela FACEP deve ter o compromisso com a educação integral e a formação do cidadão, com a promoção da saúde nos diversos níveis de atuação e ser capaz de compreender e intervir na estrutura e funcionamento da sociedade, em uma abordagem pluridisciplinar e numa visão histórica, ética e política, voltada para as necessidades da maioria da população e para a melhoria das condições de vida, bem como um profissional atento à constituição e estruturação do sujeito psíquico, e com claro compromisso com a superação dos problemas sociais e humanos.

 

Ênfases do Curso

Para atingir o perfil profissional desejado no decorrer do curso serão desenvolvidas competências mediante o oferecimento de três ênfases de grande relevância no âmbito da Psicologia, conforme preceitua a Resolução nº 5, de 15 de março de 2011:

Ênfase 1 – Psicologia e Processos Educativos que compreende a concentração nas competências para diagnosticar necessidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores de indivíduos e grupos em distintos contextos institucionais em que tais necessidades sejam detectadas.

Ênfase 2 – Psicologia e processos de gestão que abarca a concentração em competências definidas no núcleo comum da formação para o diagnóstico, o planejamento e o uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional, em distintas organizações e instituições.

Ênfase 3 – Psicologia e processos clínicos que envolve a concentração em competências para atuar, de forma ética e coerente com referenciais teóricos, valendo-se de processos  psicodiagnósticos,  de aconselhamento,  psicoterapia e outras  estratégias  clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica apresentadas por indivíduos ou grupos em distintos contextos.

A estrutura curricular contempla ainda atividades de Iniciação à Pesquisa Científica, Extensão e Monitoria que fazem parte dos mecanismos de nivelamento e auxílio ao discente. É relevante ressaltar que há um estímulo por parte da coordenação do curso e da instituição para a participação do corpo docente e dos alunos em Eventos Científicos, em oficinas direcionadas e a submissão de todo o material de produção intelectual produzido durante o curso para publicação através de veículos científicos de circulação nacional; tanto para o treino e desenvolvimento de uma linguagem científica apropriada, quanto para o incremento de seus currículos profissionais.

Corpo Docente

DOCENTE TITULAÇÃO MÁXIMA FORMAÇÃO LATTES
Cássio Clayton Martins Andrade Mestre Psicologia Currículo Lattes
Francisco Clébio de Figueiredo Doutor Letras (Português) e Pedagogia Currículo Lattes
Hudson Walker Simão Carneiro Especialista Psicologia Currículo Lattes
Iana Catarina de Araújo Viana Especialista Psicologia Currículo Lattes
Iana Fernandes Caldas Especialista Psicologia Currículo Lattes
Janélyca Dias da Silva Especialista Psicologia Currículo Lattes
Lígia Fernanda da Silveira Andrade Mestra Enfermagem Currículo Lattes
Luã Carlos de Souza Mestre Fisioterapia Currículo Lattes
Maria Luciana Abrante Especialista Psicologia Currículo Lattes
Marília Maria de Jesus Queiroz Mestra Psicologia Currículo Lattes
Rafael Tavares Silveira Silva Mestre Enfermagem Currículo Lattes
Rosane Shirley Saraiva de Lima Mestra Enfermagem Currículo Lattes
Tássio Ricelly Pinto de Faria Mestre Filosofia e Sociologia Currículo Lattes